Edital

JOVENS ARTISTAS:

ARTE CONTEMPORÂNEA EM SANTA CATARINA

 

 

imagem.jpg

BAIXAR PDF

 

 

Publica-se o presente Edital com o objetivo de realizar uma exposição coletiva e itinerante com os trabalhos de jovens artistas visuais, que atuam no contexto e cenário da Arte Contemporânea de Santa Catarina. Esta iniciativa foi contemplada com o prêmio “Elisabete Anderle de Apoio às Artes e à Cultura”, no ano de 2017.

Através da premiação recebida no Edital “Elisabete Anderle de Apoio às Artes e à Cultura” pretende-se executar diferentes ações no ano de 2018, que inclui uma exposição coletiva e itinerante em quatro cidades de Santa Catarina e 4 oficinas, cujo objetivo é ampliar as condições de inserção de jovens artistas no sistema e nos espaços culturais catarinenses, nacionais e internacionais.

1. Sobre a exposição

A exposição acontecerá durante o ano de 2018 em quatro cidades de Santa Catarina (Florianópolis, Chapecó, Joinville e Lages). Os trabalhos inscritos serão selecionados pela curadoria de Alexandre Siqueira, Gabriela Caetano, Lucila Horn e Raquel Stolf, a partir dos critérios presentes neste edital.

Ao serem selecionados, os artistas participarão das 4 oficinas que acompanharão a itinerância da exposição. Também haverá um catálogo contendo o registro fotográfico dos trabalhos selecionados, breve currículo dos artistas e texto curatorial sobre a exposição.

O acesso a exposição, as oficinas e a distribuição do catálogo serão públicas e gratuitas, cumprindo com os requisitos do Prêmio “Elisabete Anderle de Apoio às Artes e à Cultura”, sendo que 10% das unidades produzidas do catálogo serão destinados à Fundação Catarinense de Cultura para preservar a memória e auxiliar na distribuição.

Esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail jovensartistas2018@gmail.com.

1.1 Da premiação

Os artistas selecionados no presente edital - JOVENS ARTISTAS: ARTE CONTEMPORÂNEA EM SANTA CATARINA - receberão certificado de participação da exposição, certificado de participação das oficinas, dois exemplares do catálogo e o incentivo financeiro no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), para cada artista. O pagamento será realizado, para cada artista, após a realização de todas as oficinas.

Serão selecionados até 25 artistas, seguindo os critérios estabelecidos neste edital.

1.2 Critérios para inscrição e participação

Poderão se inscrever artistas de até 35 anos de idade, residentes e atuantes em Santa Catarina e que participaram de, pelo menos, uma exposição coletiva ou individual nos últimos dois anos. O(s) trabalho(s) inscrito(s) deve(m) ter sido produzido(s) no ano de 2017 ou 2018. Cada artista poderá se inscrever com até dois trabalhos cumprindo as instruções abaixo:

1.2.1 Inscrição

A inscrição será realizada a partir do dia 03 de fevereiro de 2018, até às 23h:59min do dia 26 de fevereiro de 2018, exclusivamente pelo e-mail jovensartistas2018@gmail.com

No e-mail deverá conter:

A – Assunto do e-mail: Inscrição “Jovens Artistas”

B - Anexos do e-mail de inscrição:

  • Ficha de inscrição preenchida e assinada (conforme o Anexo I).
  • Comprovante de residência (correspondência em seu nome ou Declaração de residência no Estado de Santa Catarina - de novembro, dezembro de 2017 ou janeiro de 2018. Modelo de Declaração em Anexo II).
  • Breve currículo artístico: (até 2 laudas) contendo: nome completo, nome artístico, local e ano de nascimento, endereço atual, formação e atuação artística, participação em exposições, premiações (caso houver) e a breve apresentação dos seus trabalhos e/ou pesquisas
  •  Fotos do trabalho: podem ser enviadas de 2 a 8 fotos, de acordo com a necessidade para visualização e entendimento do trabalho, sendo que, uma delas deverá apresentar a organização/disposição do trabalho completo montado. Trabalhos sonoros e/ou audiovisuais devem ser enviados como arquivos digitais ou com a indicação de link para plataformas on-line (vimeoyoutube,soundcloud, etc.), ou para websites pessoais, além da indicação dos equipamentos necessários para a apresentação do trabalho na exposição.
  • As fotos e demais registros (sonoros e/ou audiovisuais) devem estar em boa qualidade e todos em anexo, no mesmo e-mail.
  • Inscrição para as oficinas (conforme o Anexo III).

Cada artista poderá se inscrever com até dois trabalhos, porém encaminhados em e-mails separados. Em caso de dúvida, favor entrar em contato através do e-mail jovensartistas2018@gmail.com

A ausência de algum dos elementos presentes no item 1.2.1 acarretará no indeferimento da inscrição.

1.3 Divulgação dos(as) Selecionados(as)

A divulgação dos(as) selecionados(as) será realizado através de e-mail pessoal, conforme enviado na inscrição, e em publicação nas páginas www.ceart.udesc.br e www.duoarte.com

A divulgação dos selecionados ocorrerá a partir do dia 12 de março de 2018.

1.4 Entrega dos Trabalhos e Comprometimento dos(as) Artistas Selecionados(as)

Aos artistas selecionados será solicitada a entregar dos trabalhos completos no prazo estipulado do dia 20 até 23 de março de 2018, seja pessoalmente ou por terceiros (no horário das 13h às 17h) no endereço abaixo, ou via correio com as seguintes indicações:

 

 

EDITAL JOVENS ARTISTAS: ARTE CONTEMPORÂNEA EM SANTA CATARINA

A/C Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

LIFE – Sala 12. Bloco de Artes Visuais. Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Av. Madre Benvenuta, nº 2007. Bairro Itacorubi. Florianópolis/SC. CEP: 88.035-901.

Todos os(as) artistas selecionados(as) deverão participar das quatro oficinas que serão ofertadas, podendo escolher a cidade onde as realizará, conforme assinalado na inscrição para as oficinas (Anexo III). A participação nas oficinas é condição para o recebimento de todos os itens do prêmio.

Aos artistas não selecionados e a comunidade catarinense será realizada uma nova chamada de inscrição para as oficinas conforme o item 2.1.

1.5 Realização das exposições

As exposições serão realizadas ao longo do ano de 2018 nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Lages e Joinville. O calendário das exposições consta no cronograma do item 3, que será divulgado amplamente nos meses que antecedem cada evento nas diferentes cidades.

 

2. Sobre as oficinas

Serão ofertadas oficinas de aperfeiçoamento para os artistas selecionados buscando aprimoramento e ampliação de suas condições de inserção no sistema e nos espaços culturais catarinenses, nacionais e internacionais.

As quatro oficinas serão realizadas nas quatro cidades por onde a exposição passará (Florianópolis, Chapecó, Lages e Joinville). São elas:

 

Oficina 1 - Financiamentos alternativos para jovens artistas

Carga Horária: 10h

Ementa: A oficina visa apresentar fontes e alternativas possíveis para que os artistas possam inscrever seus projetos e ampliar as condições de inserção de seus trabalhos em nos espaços alternativos de arte e em espaços culturais catarinenses e nacionais. Pretende-se exemplificar tais possibilidades através de experiências pessoais do ministrante e alguns casos de parceria que pode ocorrer entre espaços, instituições e editais, bem como, a articulação com grupos e redes sociais.

 

Oficina 2 - Panorama da fotografia contemporânea no Brasil: teoria, livros de autor, galerias, coletivos e curadoria

Carga Horária: 10h

Ementa: Na oficina busca-se debater o panorama da fotografia contemporânea no Brasil, por meio da apresentação dos(as) fotógrafos(as), seus trabalhos, processos e teorias, o conceito que o trabalho evoca e como o(a) artista dispõe as fotografias ao público, em diferentes suportes e possibilidades. A oficina colaborará para ampliar o repertorio artístico dos participantes, a compreensão do panorama da fotografia contemporânea no Brasil e pensar as inúmeras possibilidades de apresentação de um trabalho fotográfico.

 

Oficina 3 - Curadoria: um termo expandido

Carga Horária: 10h

Ementa: A oficina pretende questionar e problematizar a curadoria na contemporaneidade. A curadoria pode ser pensada como um termo expandido, pois apresenta diferentes possibilidades diante da arte contemporânea. A oficina busca ampliar o conhecimento e a prática do trabalho em curadoria, a partir do entendimento da produção e da visão crítica sobre a arte contemporânea, considerando seus aspectos conceituais, expográficos e educativos.

 

Oficina 4 - Experiência de circulação de exposições a partir de eventos e festivais internacionais

Carga Horária: 10h

Ementa: Com a oficina pretende-se explanar a perspectiva do participante adentrando ao cenário de eventos, exposições e festivais internacionais, além de abordar a experiência pessoal da artista, na circulação de seu trabalho internacionalmente. Também pretende exemplificar diferentes eventos e apresentar outros artistas por meio de trabalhos que elucidam esse processo de internacionalização e circulação de exposições.

2.1 Inscrição nas oficinas

Os(As) artistas selecionado(as) estarão automaticamente inscritos nas oficinas. Aos artistas não selecionados e a comunidade catarinense será realizada uma nova chamada de inscrição. As vagas para as oficinas serão preenchidas conforme o recebimento das inscrições, ou seja, por ordem de chegada no e-mail.

2.2 Realização das oficinas

As oficinas serão realizadas junto às exposições nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Joinville e Lages. O calendário da realização das oficinas e demais datas relevantes consta no item cronograma.

3. Cronograma

- Publicação do edital: 24 de janeiro de 2018

- Período de inscrição para a exposição: 03 de fevereiro de 2018 até 26 de fevereiro de 2018

- Seleção dos trabalhos: 01 de março até 10 de março de 2018.

- Divulgação dos selecionados: a partir de 12 de março de 2018.

- Entrega dos trabalhos por parte dos selecionados: (ver endereço de envio ou entrega no item 1.4) do dia 20 até 23 de março de 2018.

- Realização da Exposição em Florianópolis, Joinville, Lages e Chapecó: Local e data a ser divulgado

- Inscrição para as oficinas: a ser divulgado

- Realização das Oficinas em Florianópolis, Joinville, Lages e Chapecó: Local e data a ser divulgado

- Retirada dos trabalhos por parte dos selecionados: a ser definido e divulgado

 

 

 

 

 

 

 

 

REALIZAÇÃO

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

APOIO

 

CEART - UDESC - DUO - Fundação Cultural BADESC - SESC

AAPLAJ Associação de Artistas Plásticos de Joinville -

Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes de Chapecó -

Centro Cultural Nereu Ramos em Joinville -

Edital Elisabete Anderle - FUNCULTURAL - Fundação Catarinense de Cultura - Governo do Estado de Santa Catarina    

 

Resultado de imagem para CEART       Resultado de imagem para CEART

 

 Resultado de imagem para DUO arte produções       Resultado de imagem para fundação cultura badesc       Resultado de imagem para AAPLAJ Associação de Artistas Plásticos de Joinville     Resultado de imagem para SESC SC

  

Resultado de imagem para FUNCULTURAL de santa catarina

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Anexo I

Ficha de Inscrição para a EXPOSIÇÃO

 

Nome completo:

Nome Artístico:

e-mail:

Telefone:

Endereço residencial:

 

Bairro:

Cidade:

 

Título do Trabalho:

Técnica:

Ano de Produção:

Breve descrição:

 

 

 

 

 

 

 

Modo de Montagem:

 

 

 

 

 

 

 

 

Conta bancária - preferencialmente em nome do inscrito:

Nome do titular:                                           

CPF:

Banco:                                 

Agência:                                          

Número da conta:

 

 

 

<Cidade>, <data> _____de ________________ de 2018.

 

____________________________________

<nome completo e assinatura>

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Anexo II

Declaração de Residência

 

 

Eu, <nome completo sem abreviação>, portador (a) do RG nº <nº da carteira de identidade>, expedido em <data de expedição>, pelo <órgão expedidor>, inscrito(a) no CPF/MF  sob o nº <nº do cpf>, DECLARO para os devidos fins de comprovação de residência, sob as penas da Lei (art. 2º da Lei 7.115/83), que sou residente e domiciliado na <rua/avenida/etc, nº>, <conjunto, apto, bloco, etc>, BAIRRO <bairro>, CEP <cep>, na cidade de <cidade>, Estado <Estado>, conforme cópia de comprovante anexo.

Declaro ainda, estar ciente de que declaração falsa pode implicar na sanção penal prevista no art. 299 do Código Penal, in verbis:

 

Art. 299Omitir, em documento público ou particular, declaração que nele deveria constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente relevante.

Pena: reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos e multa, se o documento é público e reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, se o documento é particular.”

 

 

 

<Cidade>, <data> _____de ________________ de ______.

 

____________________________________

<nome completo e assinatura do declarante>

 

 

 

 

 

Anexo III

Ficha de Inscrição para as OFICINAS

 

Nome completo:

e-mail:

Telefone:

Endereço residencial:

 

Bairro:

Cidade:

 

 

 

Você prefere realizar as oficinas em:

( ) Florianópolis         ( ) Chapecó         ( ) Joinville         ( ) Lages

 

 

 

Oficinas a realizar (Ver a descrição de cada uma no item 2 do edital)

 

 Oficina 1 - Financiamentos alternativos para jovens artistas. Ministrante: Brunner Macedo Guimarães. C.H.: 10h

Oficina 2 - Panorama da fotografia contemporânea no brasil: teoria, livros de autor, galerias, coletivos e curadoria. Ministrante: Maria Lucila Horn. C.H.: 10h

Oficina 3 - Curadoria: um termo expandido. Ministrante: Monica Hoff. C.H.: 10h

Oficina 4 - Experiência de circulação de exposições a partir de eventos e festivais internacionais. Ministrante: Rosana Bortolin. C.H.: 10h

 

 

 

 

<Cidade>, <data> _____de ________________ de ______.

 

____________________________________

<nome completo e assinatura>